
Mais produtividade e redução de custos a cada desmonte

Tamplug e o aumento da Produtividade
Um estudo realizado pelo Tamplug com a Sismica Engenharia, numa pedreira de basalto, demonstrou que a melhora na fragmentação aumentou o número de viagens dos caminhões que transportam o material até a área de processamento. Há de se comentar que as escavadeiras que retiram o material do solo e os colocam nos caminhões também permanecem mais tempo em operação produtiva, pois não necessitam se dedicar à retirada de grandes blocos (matacos).
O estudo demonstrou que houve uma maior alocação do tempo de trabalho dos equipamentos nas atividades produtivas principais (escavar, carregar, transportar até a área de processamento). Consequentemente o tempo foi reduzido nas atividades secundárias (indesejadas) como a remoção dos grandes blocos. Observou-se que o aumento da produtividade refletiu numa redução do número de horas extras, antes necessárias para se atingir a produção contratada e também para realização da manutenção nos equipamentos e na planta (caminhões, escavadeiras, britador e demais).

O comportamento na redução de custos
Aumentos de custos ocorrem em todas as atividades e em muitos casos eles são inevitáveis. Na atividade de mineração não é diferente, pois ela depende de vários insumos tais como: explosivos, acessórios, combustível, pneus, peças de manutenção, mão de obra etc.
Nos desmontes a busca por alternativas que reduzam custos e aumentem a produtividade é constante e neste cenário o Tamplug merece ser considerado. O estudo do uso do Tamplug, revelou que o seu custo de aquisição, representa apenas cerca de 1% do custo total do desmonte e o seu uso pode trazer retornos significativos.
A empresa, em cuja operação foram conduzidos os testes pela Sísmica Engenharia obteve consideráveis ganhos com o uso racional e adequado do Tamplug:
a) Aumento na fragmentação da parte superior da pilha entre 12% e 15%;
b) Aumento da produtividade de caminhões em 14%;
c) Redução nos custos com horas extras antes utilizadas para manutenção dos equipamentos e da planta;
d) Redução no número de dias necessários para atingir a produção contratada;
e) Redução de 13% no custo total unitário da rocha (custo que compreendem o desmonte, carregamento e transporte) pela utilização do plug e dimensão adequada do tampão;
f) Aumento na fragmentação da parte superior da pilha entre 12% e 15%;
Aumento da produtividade de caminhões em 14%;
